Formação Preço de Venda!

Como Adequar Valor a Produtos e Serviços com Sucesso - Série Planejamento e Controles Financeiros

Chegamos ao final da nossa série sobre Planejamento Financeiro! Até agora, você acompanhou os seguintes temas:

E, para encerrar, vamos abordar um assunto muito relevante para diversas empresas: a Formação de Preço. Mas, afinal, sua empresa sabe se está realmente obtendo uma boa margem de lucro com seus produtos ou serviços? Vamos discutir sobre esse assunto!

Definir corretamente o preço de venda é crucial para o sucesso do negócio. De um lado, um preço muito baixo pode gerar prejuízo e aumentar os riscos para a empresa. Por outro lado, a atribuição de um preço muito elevado pode tirar a empresa do mercado.

Portanto, é fundamental que a empresa adote ou desenvolva uma ferramenta de formação de preço que esteja alinhada à sua realidade, considerando todos os custos, despesas e tributos incidentes.

Com frequência, encontramos empresas que não consideram certos gastos na formação de seus preços, como as despesas fixas, ou até aplicam percentuais errados de carga tributária.

Mas como formar adequadamente meu preço de venda?

Para responder essa pergunta, devemos primeiramente analisar os componentes da formação de preço. Vejamos:

1º Custos diretos e variáveis:

São os custos que podem ser atribuídos diretamente ao produto ou serviço sem necessidade de rateio, como matérias-primas, embalagens e mão de obra direta. Eles variam conforme a quantidade produzida, vendida ou o serviço prestado.

2ª Comissões de vendedores / representantes:

Como normalmente as comissões são definidas em percentual sobre as vendas, estas poderão ser mensuradas e atribuídas diretamente ao custo sem a necessidade de rateio. Assim, deverá ser considerado para efeito de formação de preço todas as comissões pagas a representantes e a vendedores.

3ª Despesas e custos fixos:

Estes representam os gastos fixos que não podem ser atribuídos diretamente aos produtos ou serviços, tais como aluguel, telefone, mão de obra administrativa, dentre outros, sendo necessária a realização de rateio de valores.

Deverão ser consideradas também neste grupo de gastos as despesas financeiras da empresa, que apesar de não representarem gastos fixos, deverão ser atribuídos por rateio aos produtos ou serviços.

4º Tributos incidentes sobre a venda:

Os tributos que incidem sobre o produto ou serviço também precisam ser levados em conta ao definir o preço. Por isso, é importante que a empresa compreenda sua carga tributária conforme o regime de tributação vigente (Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real). Inclusive esses assuntos estão em nosso site, onde você pode conferir sobre cada um e a importância de se fazer um Planejamento Tributário mesmo com a reforma tributária aprovada.

5º Outros componentes do preço de venda:

Apesar de não representarem custo ou despesa, os desembolsos financeiros relativos ao pagamento de empréstimos, parcelamentos e financiamentos devem ser considerados para efeito de formação de preço dos produtos e serviços, uma vez que representam saída de capital do caixa da empresa.

Margem de lucro desejada x preço de venda estimado:

De posse de todos os componentes da formação de preço, a empresa deverá definir qual é o seu percentual de margem de lucro líquido desejado para a operação. Em seguida através de uma pesquisa de mercado ou utilização de outras fontes, deverá verificar qual é o preço médio praticado para este produto ou serviço. Entendemos que esta informação será importante para analisar e comparar o preço do mercado com o resultado da formação de preço da empresa.

Vamos à prática da Formação do Preço de Venda!

Vamos considerar alguns dados concretos para entender como formar o preço de venda.

De posse de todos os dados e utilizando-se como base de rateio o percentual de despesas totais em relação à receita média de vendas, vamos agora formar o preço de venda:

Portanto, podemos concluir com base nos dados do exemplo acima que o preço de venda a ser praticado para se obter uma margem de lucro líquida final de 20% seria de R$174,09.

Por outro lado, se analisarmos os componentes do preço e utilizarmos o valor de venda médio apresentado no mercado de R$160,00, a margem de lucro líquida cairia para 16,31%.

Portanto, para atingir a margem de 20%, a empresa precisaria vender por R$174,09 ou buscar reduzir custos para se alinhar ao preço de mercado e ainda obter a margem desejada.

Desta forma, verifica-se a extrema importância de se analisar adequadamente a formação de preço, tomando a decisão com dados matemáticos e com todas as variáveis sendo consideradas.

E você como tem definido o preço de venda da sua empresa? Tem incluído todas as variáveis em sua formação de preço? Tem imputado corretamente a carga tributária? E as despesas e gastos fixos estão sendo considerados corretamente?

Se a sua resposta for “não” para qualquer uma dessas perguntas, é hora de profissionalizar a gestão da sua empresa e garantir o sucesso do seu negócio. Afinal, você não quer perder vendas nem deixar de obter lucro, não é mesmo?

Ah! E você sabia que temos um curso de formação de preço de venda!? Saiba mais acessando: Curso de formação de venda

Obrigado por sua audiência durante toda nossa serie sobre Planejamento e Controles Financeiros!

Postado em 29/04/2025


Leandro Bitencourt Albino é Diretor Técnico da Albino Oliveira Consultoria Empresarial.

Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade Machado Sobrinho e, MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Consultor de empresas e Diretor Técnico na Albino Oliveira Consultoria Empresarial, possuindo experiência de 29 anos nas áreas contábil e empresarial. Autor de diversos artigos com ênfase na melhoria de controles gerenciais e na redução da carga tributária através da implementação de regimes especiais de tributação para otimização de resultados nas empresas. Palestrante e facilitador com ênfase em treinamentos in company.