Formação Preço de Venda!

Como adequar para produtos e serviços?

Sem tempo para ler nosso artigo? Então ouça nosso Podcast acessando aqui.

Chegamos ao final de nossa Serie sobre Planejamento Financeiro! Até aqui você conferiu os seguintes assuntos:

E para fechar o nosso assunto hoje vamos falar sobre algo que atinge várias empresas que é a Formação de Preço. Mas afinal! Sua empresa sabe se realmente um produto ou serviço está obtendo uma boa margem de lucro. Vamos juntos conversar sobre esse assunto!

Definir adequadamente o preço de venda é extremamente importante para o negócio. Se por um lado um preço muito baixo poderá gerar prejuízo e o aumento de riscos para o seu empreendimento, por outro lado, a atribuição de um preço muito elevado pode tirar a empresa do mercado.

Assim, é fundamental que a empresa tenha ou desenvolva uma ferramenta de formação de preço adequada à realidade e que leve em consideração todos os custos, despesas e tributos incidentes.

E temos nos deparado habitualmente que muitas empresas não estão levando em conta determinados gastos para a formação de seus preços, como despesas fixas ou mesmo atribuem percentuais incorretos de carga tributária.

Mas como formar adequadamente meu preço de venda?

Para responder essa pergunta, devemos primeiramente analisar os componentes da formação de preço. Vejamos

1º Custos diretos e variáveis:

São os custos que podem ser atribuídos diretamente ao produto ou serviço sem a necessidade de rateio, como por exemplo, matérias-primas, material de embalagem e mão de obra direta. Estes variam de acordo com a quantidade produzida, quantidade vendida e de acordo com o serviço prestado.

2ª Comissões de vendedores / representantes:

Como normalmente as comissões são definidas em percentual sobre as vendas, estas poderão ser mensuradas e atribuídas diretamente ao custo sem a necessidade de rateio. Assim, deverá ser considerado para efeito de formação de preço todas as comissões pagas a representantes e a vendedores.

3ª Despesas e custos fixos:

Estes representam os gastos fixos que não podem ser atribuídos diretamente aos produtos ou serviços, tais como aluguel, telefone, mão de obra administrativa, dentre outros, sendo necessária a realização de rateio de valores.

Deverão ser consideradas também neste grupo de gastos as despesas financeiras da empresa, que apesar de não representarem gastos fixos, deverão ser atribuídos por rateio aos produtos ou serviços.

4º Tributos incidentes sobre a venda:

Deverão ser incluídos na formação de preço os tributos que incidirão sobre a venda do produto ou serviço. Portanto é importante a empresa mapear a sua carga tributária considerando o seu regime de tributação atual (Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real).

5º Outros componentes do preço de venda:

Apesar de não representarem custo ou despesa, os desembolsos financeiros relativos ao pagamento de empréstimos, parcelamentos e financiamentos devem ser considerados para efeito de formação de preço dos produtos e serviços, uma vez que representam saída de capital do caixa da empresa.

Margem de lucro desejada x preço de venda estimado:

De posse de todos os componentes da formação de preço, a empresa deverá definir qual é o seu percentual de margem de lucro líquido desejado para a operação. Em seguida através de uma pesquisa de mercado ou utilização de outras fontes, deverá verificar qual é o preço médio praticado para este produto ou serviço. Entendemos que esta informação será importante para analisar e comparar o preço do mercado com o resultado da formação de preço da empresa.

Então vamos para a formação do preço de venda na prática!?

Consideremos os seguintes dados concretos para a formação de preço:

De posse de todos os dados e utilizando-se como base de rateio o percentual de despesas totais em relação à receita média de vendas, vamos agora formar o preço de venda:

Portanto, podemos concluir com base nos dados do exemplo acima que o preço de venda a ser praticado para se obter uma margem de lucro líquida final de 20% seria de R$174,09.

Por outro lado, se analisarmos os componentes do preço e utilizarmos o valor de venda médio apresentado no mercado de R$160,00, a margem de lucro líquida cairia para 16,31%.

Assim, para atingir a margem líquida de 20% a empresa teria que vender por R$174,09 ou buscar reduzir seus custos para praticar o preço de mercado e obter a margem desejada.

Portanto, desta forma, verifica-se a extrema importância de se analisar adequadamente a formação de preço, tomando a decisão com dados matemáticos e com todas as variáveis sendo consideradas.

E você como tem definido o preço de venda da sua empresa? Tem incluído todas as variáveis em sua formação de preço? Tem imputado corretamente a carga tributária? E as despesas e gastos fixos estão sendo considerados corretamente?

Se a sua resposta é não para as perguntas acima, então está na hora de profissionalizar a sua empresa e garantir o sucesso do seu negócio! Afinal você não quer perder venda ou deixar de ter lucro né!?

Ah! E você sabia que temos um curso de formação de preço de venda!? Saiba mais acessando: Curso de formação de venda.

Um abraço e até a próxima!

Leandro Bitencourt Albino é Diretor Técnico da Albino Oliveira Consultoria Empresarial.

Contador, graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade Machado Sobrinho, com experiência de 27 anos nas áreas contábil e empresarial. Especialista em tributos, com ênfase em Regimes Especiais de Tributação e Planejamento Tributário, bem como em obrigações acessórias, com destaque para implantação do Bloco K - Registro de Controle da Produção e do Estoque. Autor de diversos artigos com ênfase na melhoria de controles gerenciais e na redução da carga tributária. Palestrante e facilitador com ênfase em treinamentos in company.