Fluxo de Caixa

Entenda a importância para o seu negócio!

Sem tempo para ler nosso artigo? Então ouça nosso Podcast acessando aqui.

Seguindo a sequência da nossa série sobre Controles Financeiros, nosso assunto de hoje é sobre o Controle de Fluxo de Caixa.

Qual a sua finalidade e o que se pode fazer através desse controle. Vamos entender!

O Fluxo de Caixa tem como finalidade evidenciar o fluxo de valores a receber e a pagar em determinado período, demonstrando assim a disponibilidade futura de caixa (recurso financeiro) para utilização nas atividades da empresa.

Através dele é possível:

  • Analisar fluxo de recebimentos da empresa, ou seja, as datas em que a empresa possui maior ou menor volume de valores a receber;

  • Analisar o fluxo de pagamentos da empresa, ou seja, as datas em que a empresa possui maior ou menor volume de contas para pagar;

  • Verificar a disponibilidade futura de “caixa” para o pagamento das obrigações com terceiros através do comparativo entre os valores a receber e a pagar por dia, bem como através do saldo acumulado disponível até determinada data.

  • Permite planejar o momento mais adequado para se contrair uma dívida ou obrigação, tendo em vista a data de vencimento que se pretenda obter, bem como por exemplo a negociação da data de vencimento de uma fatura junto a um fornecedor para que nesta data pactuada a empresa tenha a certeza de que terá disponibilidade de “caixa” para o seu pagamento.

  • Permite mensurar o montante de capital de giro necessário à manutenção das atividades da empresa e a quantidade de dias em que este capital é necessário (fator importante para avaliação de empréstimos, antecipações de receita e despesas bancárias). Um exemplo seria uma empresa que deve pagar sua folha de pagamento no quinto dia útil do mês, mas só tem fluxo de recebimento a partir do dia 10. Assim, ela terá que possuir um capital de giro para suportar o pagamento de sua folha e demais despesas até o dia 10.

O Controle de Fluxo de Caixa também poderá ser gerado por um software da empresa ou em uma planilha eletrônica como, por exemplo, o Excel que possibilitará mais agilidade na geração e análise das informações.

Vejamos então na prática como ele funciona. Tomemos por exemplo a análise do Fluxo de Caixa da segunda quinzena de janeiro de 2021, conforme quadro abaixo:

Seguimos para as análises:

Com base nos dados fornecidos pelo Controle de Contas a Receber o Controle de Fluxo de Caixa totalizará o montante a ser recebido por dia.

De outro lado, com base nos dados fornecidos pelo Controle de Contas a Pagar o Controle de Fluxo de Caixa totalizará o montante a ser pago por dia.

Em seguida será totalizado o saldo do dia, através do comparativo entre os valores a receber e a pagar neste dia, representando a “sobra” ou “falta” de dinheiro no dia.

Por fim, será apresentado o saldo acumulado ou saldo geral até o dia, que representa as “sobras” de dinheiro decorrente do confronto dos valores a receber e a pagar de determinado mês ou período.

Assim, conforme exemplo acima, ao analisarmos o Fluxo de Caixa da empresa antes de efetuar uma compra de um fornecedor com valor a pagar de R$1.200,00 e com data de pagamento prevista inicialmente para o dia 24/01, verificamos que nesta data a empresa não teria “caixa” suficiente para pagar este fornecedor, pois seu saldo seria de apenas R$1.062,00.

Desta forma, ao analisar o seu fluxo de caixa a empresa pode negociar o vencimento do boleto apenas para o dia 30/01, onde terá caixa suficiente, ou aguardar mais alguns dias para confirmar a compra de forma que o vencimento corresponda ao dia desejado, evitando assim que a empresa utilize de recursos financeiros, como limite especial bancário ou conta garantida, para saldar suas contas a pagar.

Depois desse exemplo prático que foi demonstrado a pergunta que fazemos é: como anda o seu fluxo de caixa na sua empresa? Você consegue mensurar e analisar de forma ágil o seu fluxo financeiro? Tem se antecipado na análise de seu fluxo de caixa antes de contrair obrigações a pagar?

Em tempos de enormes desafios a gestão eficiente dos recursos financeiros é fundamental para o sucesso de sua empresa!

Em nosso próximo conteúdo continuaremos a série sobre os Controles Financeiros e nosso assunto será sobre a DRE Gerencial. Então não perca!!!

Gostou desse assunto? Então compartilhe essa informação importante e fique ligado em nossa série!

Um abraço e até a próxima!

Leandro Bitencourt Albino é Diretor Técnico da Albino Oliveira Consultoria Empresarial.

Contador, graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade Machado Sobrinho, com experiência de 27 anos nas áreas contábil e empresarial. Especialista em tributos, com ênfase em Regimes Especiais de Tributação e Planejamento Tributário, bem como em obrigações acessórias, com destaque para implantação do Bloco K - Registro de Controle da Produção e do Estoque. Autor de diversos artigos com ênfase na melhoria de controles gerenciais e na redução da carga tributária. Palestrante e facilitador com ênfase em treinamentos in company.