Bloco K

Novos segmentos obrigados em 2025

Você sabia que a partir de 2025 novas empresas estão sujeitas a entrega do Bloco K?

E para falar desse assunto, iniciamos nossa série de conteúdos sobre esse tema para saber quais segmentos estarão sujeitos a essa obrigação fiscal.

Mas o que é o BLOCO K?

O Bloco K é um conjunto de registros que são pertencentes ao Sped Fiscal do ICMS/IPI onde devem ser transmitidas todas as informações referentes ao Registro de Controle de Estoque e a Produção.

São informações mensais como: estoque de matéria prima, estoque de produtos em elaboração e de produtos acabados.

Esses registros formam um verdadeiro raio x da produção, ou seja, o que a empresa é obrigada a transmitir tais como: ordem de produção (OP), itens produzidos, insumos consumidos, registrar a industrialização efetuada por terceiros, que é a industrialização por encomenda, além de todos os registros de movimentação interna dos materiais entre códigos, reaproveitamento de insumos, dentre outras informações.

Assim o Bloco K, além das informações que já irão no Sped Fiscal, vai complementar informações para que o fisco consiga verificar e recompor o seu estoque, se não houve nenhuma omissão de receita, utilização a maior de insumos para ter um faturamento em desacordo com o documento fiscal, dentre outros, ficando assim essas informações disponíveis ao fisco.

E quais os novos segmentos estão sujeitos a obrigação do Bloco K em 2025?

A partir de janeiro de 2025 passou a estarem obrigados à entrega do Bloco K os estabelecimentos de pessoa jurídica com faturamento anual acima de R$ 300.000.000,00 e que se enquadra nos seguintes grupos de atividades, de acordo com a classificação nacional de atividade econômica:



Além desses novos segmentos que estão obrigados a partir de 2025, vários outros segmentos já seguem obrigados a transmissão completa do Bloco K.

Portanto, ressaltamos que é de extrema importância que todas as empresas implantem corretamente o Bloco K na sua versão completa.

Acompanhamento de Implantação do Bloco K na sua empresa

E como fica a Implantação do Bloco K na sua empresa?

Abordaremos em nossos próximos conteúdos sobre a transmissão completa e a transmissão simplificada do Bloco K existente na legislação com alguns registros a menos. Isso mesmo! Existe uma transmissão simplificada. Mas tudo isso não corresponde a desobrigação de gerar e guardar a versão completa do Bloco K que deve ficar à disposição da fiscalização para apresentação de imediato.

Também falaremos sobre os benefícios do Bloco K, pois ele não é apenas uma obrigação fiscal que traz uma séria de implementações para a empresa, mas ela traz mais benefício do que obrigações.

Também vamos falar sobre os benefícios do Bloco K, pois ele não é apenas uma obrigação fiscal que traz uma serie de implementações para a empresa, mas traz principalmente mais benefícios do que obrigações. Isso é comprovado em nossas consultorias pelas empresas que atendemos. O ganho da produção é imenso! Vale a pena conferir o que disse um cliente sobre essa solução que desenvolvemos.

Portanto, o Bloco K tem sido um divisor de águas e sua implementação tem auxiliado várias empresas a utilizar seus processos de produção, reduzir perdas e a otimizar a reutilização de matérias.

A Albino Oliveira Consultoria possui mais de 15 anos de experiências na consultoria do Bloco K desenvolvendo soluções que vão contribuir com os resultados positivos da sua empresa e claro, afastar o risco de fiscalização com essa obrigação. Tenha sempre em mente: encare o bloco K como uma solução de resultados positivos para sua empresa.

Ainda não é cliente? Aproveita para conferir as soluções que temos para sua empresa!

Seguimos levando informações de qualidade para sua empresa!!!



Leandro Bitencourt Albino é Diretor Técnico da Albino Oliveira Consultoria Empresarial.

Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade Machado Sobrinho e, MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Consultor de empresas e Diretor Técnico na Albino Oliveira Consultoria Empresarial, possuindo experiência de 29 anos nas áreas contábil e empresarial. Autor de diversos artigos com ênfase na melhoria de controles gerenciais e na redução da carga tributária através da implementação de regimes especiais de tributação para otimização de resultados nas empresas. Palestrante e facilitador com ênfase em treinamentos in company.